Agende sua consulta

Busque o profissional de saúde mais perto de você

Cadastre-se

Portal do Médico

Faça login

Somatização e coronavírus: sensação de ter sintomas sem estar infectado

14/05/2020
09:32

Uma pessoa com um distúrbio de somatização pode tossir e sentir falta de ar sem realmente estar infectada pelo coronavírus.

A somatização é um fenômeno psicológico realmente interessante. Consiste em manifestar sintomas físicos sem ter nenhuma patologia. Normalmente, é uma consequência do seu próprio medo ou ansiedade de ter esta doença.

Atualmente, quase todos os países estão passando por um período turbulento e a grande maioria declarou estado de emergência. A pandemia do coronavírus não está apenas deixando um grande número de infectados, mas também espalhando o medo por todo o planeta.

Os coronavírus são, na verdade, uma família de vírus. O novo coronavírus surgiu na cidade de Wuhan em dezembro de 2019. Esse vírus, por ser uma nova cepa, ainda está sendo estudado para conhecermos melhor todos os seus aspectos.

No entanto, embora seja verdade que existem muitos infectados, também existem casos em que os sintomas são apenas somatizações. Explicaremos em que consiste esse mecanismo a seguir.

Em que consiste a somatização?

A somatização é um distúrbio que envolve a transformação involuntária de um problema psicológico em um sintoma físico. Ou seja, os sintomas físicos de alguma doença são experimentados sem nenhuma patologia que possa explicá-los.

Antigamente, pensava-se que o corpo e a mente eram duas entidades separadas. Hoje, porém, sabe-se que tudo está intimamente relacionado e que ambos podem ter efeitos um sobre o outro.

Na maioria das vezes, a somatização ocorre porque a pessoa está sob grande preocupação ou ansiedade. É o próprio medo que faz com que os sintomas da doença apareçam sem estarmos realmente doentes.

Esse distúrbio costuma ser confundido com a hipocondriaA diferença é que uma pessoa hipocondríaca tem um medo excessivo de ficar doente com qualquer coisa. Você não precisa ter um fator externo real para exibir os sintomas.

Mulher angustiada

No caso da somatização, é comum encontrar uma situação que está alimentando esse medo. Por exemplo, o caso atual da pandemia do coronavírus. O constante bombardeio de informações e a atual emergência sanitária seriam esse fator desencadeante. 

Principais características da somatização

Segundo os especialistas, para detectar que esse mecanismo está ocorrendo, é importante prestar atenção a vários aspectos. Antes de tudo, é preciso excluir a presença real da patologia. Além disso, é preciso estar atento ao estado geral dessa pessoa.

Pessoas que somatizam uma doença geralmente sentem nervosismo e ansiedadeA maioria afirma que pensa sobre essa patologia frequentemente e tem medo de contraí-la. Eles costumam ter muitas informações sobre a situação.

Normalmente, exibem mais de um sintoma da doença. Esses sintomas ou a sua própria preocupação interferem na vida normal da pessoa, aumentando ainda mais a sua ansiedade.

Como a infecção por coronavírus é somatizada?

O novo coronavírus causa uma série de sintomas bastante inespecíficos que podem ser confundidos com os de outra doença. A maioria das pessoas infectadas sofre de febre alta, falta de ar e tosse.

Muitos casos também foram documentados nos quais a pessoa infectada perde o sentido do paladar e do olfato. Da mesma forma, como é uma infecção viral, é normal haver cansaço generalizado e dor muscular.

O que acontece com a somatização e o coronavírus é que muitas pessoas estão começando a ter esses sintomas sem estarem infectadas. Você começa a tossir, sentir dor de cabeça e até sentir a temperatura corporal mais alta.

No entanto, se essa pessoa usar um termômetro, a temperatura provavelmente estará normal. Os outros sintomas, uma vez que não podem ser medidos objetivamente, são mais difíceis de “desmentir”.

Devemos ter em mente que, em tempos de crise, os distúrbios de somatização são muito comuns. Por esse motivo, embora diante de qualquer sintoma seja essencial entrar em contato com um médico, também devemos ter em mente que tudo pode ser simplesmente uma consequência da ansiedade.

Fonte: https://melhorcomsaude.com.br/somatizacao-e-coronavirus/

+ Notícias


10/08/2020 10:42

Vacina BCG é relacionada a menos sintomas em pacientes com covid-19

  • 07/08/2020 15:43

    Resfriados treinam o sistema imune para se defender da covid-19

  • 03/08/2020 08:18

    O que aprendi como voluntário de vacina de Oxford

  • 27/07/2020 09:43

    Covid-19: imunidade coletiva pode ser atingida com 10% de infectados

  • 23/07/2020 08:51

    7 curiosidades sobre o cérebro humano

  • 20/07/2020 13:52

    Vacina de Oxford se mostrou segura na 1ª fase de testes, diz estudo

  • 16/07/2020 08:23

    Após promessa russa, EUA anunciam vacina para covid em fase final


Carregando