Modelo de crânio com uma placa impressa em 3D. Fonte: Sketchucation.com
A impressão 3D trouxe grande entusiasmo e inovação para o campo da medicina. Agora é possível, e quase fácil, oferecer soluções personalizadas de assistência médica - um alívio para médicos e pacientes.
Como seria de esperar, a impressão 3D em medicina permitiu a personalização, prototipagem, fabricação e pesquisa. Como era de se esperar, as áreas de aplicação também são bastante amplas, estendendo a prática e pesquisa médicas incluindo o seguinte:
? Preparação cirúrgica
? Próteses
? Dental
? Impressão 3D de tecidos e órgãos
? Dosagem de medicamentos e farmacologia
? Fabricação de ferramentas e dispositivos médicos
Neste artigo, analisamos como essas áreas estão se beneficiando e avançando com a impressão 3D
Mapa virtual do joelho do paciente. Fonte: ASME
A impressão 3D está sendo usada para replicar órgãos específicos do paciente que são usados para a preparação antes da realização das operações complicadas. O aplicativo é de longe muito melhor e preciso do que apenas observar raios-X, tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas. Por fim, esse método comprovou acelerar os procedimentos e minimizar o trauma do paciente.
Os procedimentos que incorporam essa tecnologia incluem reparo da coluna vertebral, operações de complicações do nascimento, transplantes de coração e órgãos vitais, varredura e reparo de fraturas e rachaduras. A replicação de órgãos para transplantes também ajuda a avaliar sua compatibilidade para uso.
Outro benefício é a capacidade do cirurgião de manipular e visualizar fisicamente o modelo anatômico específico do paciente . Isso permite que eles conheçam a anatomia exata do paciente de vários ângulos e, assim, sejam capazes de antecipar o que esperar durante o procedimento. Essa abordagem aumenta a probabilidade de sucesso na recuperação do paciente.
Dentes impressos em 3D em um modelo de referência. Fonte: Formlabs
As aplicações de impressão 3D em odontologia ajudaram de várias maneiras diferentes, da ortodontia à odontologia geral. As diferentes áreas odontológicas que atualmente integram a impressão 3D estão fabricando aparelhos personalizados e precisos, restaurações dentárias, coroas fundidas, pontes dentárias e estruturas e bases para dentaduras.
A impressão 3D na medicina ajudou o setor de saúde bucal a oferecer atendimento conveniente, a um custo menor e com um plano de tratamento controlado. Também minimiza o tempo de espera porque não é necessário molde - o recurso pode ser impresso diretamente.
Outro aspecto importante da impressão 3D quando aplicada à odontologia é sua fácil adoção em uma clínica, laboratório ou consultório odontológico. A rapidez e as soluções projetadas e desenvolvidas com precisão são essenciais para esta aplicação, e a impressão 3D na medicina faz exatamente isso.