A radioterapia é um tratamento contra o câncer. Baseia-se no uso de radiações ionizantes que podem ser raios gama, prótons e partículas alfa. Esta técnica usa alta frequência para matar as células cancerosas.
O Instituto Nacional do Câncer a define como um tratamento que usa doses elevadas de radiação para destruir e reduzir tumores. Trata-se de um procedimento local, uma vez que o objetivo é eliminar as células cancerosas onde quer que elas se encontrem.
Esse tratamento é aplicado há um século. Os avanços na física, oncologia e informática proporcionaram muitas conquistas nesta especialidade. Elas se refletem em um aprimoramento tecnológico dos equipamentos em termos de qualidade e precisão.
A radioterapia consiste em usar alta tensão de energia para danificar o DNA das células cancerosas, provocando pequenas rupturas em seu interior. Dessa forma, estas não conseguem se dividir e crescer.
A radiação é eficaz porque é aplicada localmente nas células cancerosas. Estas se reproduzem mais rapidamente do que as normais e não podem reparar os danos sofridos de forma eficiente. Embora as células normais próximas também sofram com a radioterapia, elas podem se curar entre as sessões.
Esse processo leva dias ou semanas, pois não há morte celular com uma única aplicação. Depois que a capacidade reprodutiva das células cancerosas é destruída, o corpo se livra delas naturalmente; elas se decompõem e o organismo as descarta.
Vários profissionais médicos estão envolvidos no tratamento da radioterapia. Normalmente, estão incluídos os seguintes funcionários:
Ressalta-se que o tratamento varia de acordo com o tipo de radioterapia a ser aplicada. Os tipos de radioterapia mais usados ??são os seguintes:
A radioterapia pode danificar células saudáveis ??próximas às células cancerosas. Embora estas tenham capacidade de recuperação, podem ocorrer alguns efeitos secundários. Isso varia de caso para caso. Os mais frequentes são os seguintes:
Os efeitos colaterais estão relacionados ao local do corpo em que a radiação foi recebida:
Ao iniciar o tratamento com radioterapia, o médico deve ser questionado sobre como isso será feito e quais são os possíveis efeitos colaterais. Uma dieta especial pode ser recomendada para lidar com os desconfortos, como náuseas ou dificuldade para comer.
Durante o tratamento, o corpo gasta muita energia tentando se curar. Por isso, dietas ricas em proteínas e calorias são recomendadas, pois assim é possível manter o peso adequado do paciente. Um plano nutricional saudável e equilibrado ajudará o paciente a lidar com o esgotamento.
A pele deve receber uma atenção especial, pois é o primeiro órgão a receber a radiação. O uso de cremes ou similares não é recomendado sem consultar um médico primeiro. É aconselhável usar roupas largas, sem elásticos que possam criar atrito na área onde a radiação é recebida, a fim de evitar feridas ou descamação.
Fonte: https://melhorcomsaude.com.br/como-a-radioterapia-funciona/
18/01/2021 09:51
14/01/2021 08:56
11/01/2021 08:31
06/01/2021 13:37
04/01/2021 08:21